Sexo no primeiro encontro: Sim ou não?

Sexo no primeiro encontro

A ideia de sexo no primeiro encontro é algo que constitui um dilema para muita gente. Este dilema revela-se particularmente persistente nas mulheres, mas também é importante que os homens ponderem cuidadosamente os prós e os contras desta decisão, uma vez que a mesma poderá ter um impacto determinante no futuro de um relacionamento.

Deverá ou não fazer sexo no primeiro encontro?

Antes de mais, é importante notar que não existe nada de errado em dois adultos optarem por fazer sexo no primeiro encontro, desde que ambos se sintam perfeitamente à vontade para tal e tudo se desenrole de uma forma totalmente consentida. No entanto, é inegável que esta decisão poderá exercer um impacto decisivo na natureza da relação, por isso vale a pena agir sempre com a máxima consciência de todas as consequência que poderão ter origem na decisão de fazer sexo no primeiro encontro.

Segurança e confiança

Estes são dois factores de máxima importância para ambos os sexos. Fazer sexo no primeiro encontro significa, muitas vezes, estabelecer contacto íntimo com alguém que mal conhece. Por mais forte que o desejo se possa revelar é importante estar consciente de que os riscos para a sua saúde poderão revelar-se muito maiores, mesmo que utilize preservativo, uma vez que, não conhecendo a pessoa em questão, existe uma forte possibilidade de a mesma apresentar problemas de saúde que possam revelar-se prejudiciais para si. Dedicar algum tempo a conhecer de forma mais aprofundada a pessoa poderá ajudá-lo a ganhar um maior nível de confiança na mesma e a determinar de um modo mais ponderado e racional se é não viável envolver-se com ela.

Bem-estar emocional

Este factor é particularmente importante para as mulheres, que frequentemente acabam por ser marginalizadas por terem um estilo de vida sexual mais desinibido. Antes de decidir fazer sexo no primeiro encontro, é que se pergunte se conseguirá ou não sentir-se bem consigo mesma se tudo acabar por não passar de um caso de uma noite. Não se sentirá emocionalmente fragilizada? Não se sentirá usada? Conseguirá seguir em frente sem que o sucedido afecte o seu bem-estar emocional? Estas são questões que deverá sempre colocar antes de decidir envolver-se intimamente com uma pessoa logo no primeiro encontro.

Futuro da relação

O primeiro encontro pode ajudar a definir permanentemente a natureza de uma relação. Quer ser visto como um caso de uma noite ou como algo um pouco mais significativo? A realidade é que adiar o contacto íntimo pode ajudar a criar antecipação, o que, por sua vez, contribuirá para aguçar ainda mais o desejo de ambos os lados. Fazer-se de difícil também ajudará a prender mais eficazmente o interesse da outra pessoa, uma vez que todos nós temos um fascínio natural por desafios e rapidamente perdemos o interesse daquilo que se revela demasiado fácil. Adicionalmente, adiar o sexo ajudará a conquistar um pouco mais de respeito por parte da outra pessoa, que poderá passar a vê-lo como alguém especial, que não cede facilmente a tentações primitivas. Portanto, se tem intenção de cultivar o interesse da outra pessoa em ter algo mais sério consigo, talvez o melhor seja não ceder logo no primeiro encontro.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DE ENCONTROSENTRAR