Superar o divórcio e voltar a encontrar o amor. Como?

A taxa de divórcio atualmente é uma das mais altas dos últimos anos, existindo um grande número de razões que leva um casal a optar pela separação em vez de continuar uma vida infeliz ao lado de outra pessoa. É importante saber que existe vida após o divórcio e vamos explicar-lhe como pode fazer para voltar a encontrar o amor e ser novamente feliz.

Quais são as cinco fases de “luto” após o divórcio?

O fim de uma relação pode ser bastante penoso, pois é o término de uma fase da vida que julgávamos ser eterna. Podemos considerar o divórcio como a “morte” de um casamento e como em qualquer morte é necessário um período de “luto”. Existem cinco fases pelas quais vai passar até estar novamente disposta a encontrar o amor.

  1. Negação – A negação é a primeira etapa do processo, sendo talvez a que lhe vai custar mais a ultrapassar. Nesta fase vai pensar muitas vezes “porque é que isto nos está a acontecer, nós vamos conseguir ultrapassar”.
  2. Raiva e ressentimento – Quando aceitar a primeira fase vai sentir-se enraivecida e ressentida com o seu ex. Vai ter pensamentos como “Como é que ele me fez isto, não é justo e eu não mereço”. Saiba desde já que estes pensamentos não vão contribuir para se sentir melhor.
  3. Negociação – Quando uma relação está próxima do fim, existe a tendência a fazer promessas vãs em que diz que tudo vai mudar e que vai ser uma pessoa melhor. Não tente negociar o seu casamento, se a pessoa que está consigo já não é feliz, não pense em forçar um relacionamento em que ambos podem sair ainda mais magoados do que estão atualmente.
  4. Depressão – Nesta fase os seus pensamentos vão ser “eu não sei viver mais sem ele e provavelmente não vou aguentar”. Pense que tudo na vida é passageiro e que vai acabar por encontrar o amor novamente.
  5. Aceitação – É nesta fase em que percebe que não há volta a dar e que o melhor é seguir com a sua vida em frente e que não deve ficar a olhar para trás enquanto a vida vai passando.

Após o término destas fases (não existe um tempo definido para cada uma delas, sendo que o período de luto está ligado ao tempo que durou o seu casamento) é possível voltar a amar e a ser feliz.

Como ser feliz após o divórcio?

Ser feliz e sentir-se amado é um direito básico de qualquer pessoa e para ser feliz após o divórcio é importante que não se deixe ir a baixo e não entre numa rotina depressiva. Mantenha sempre estas dicas na sua cabeça e vai ver que encontrar um novo amor não é impossível.

  1. Aproveite para ver as suas amigas de quem se distanciou – Devido à rotina de um casamento nem sempre é fácil conjugar a vida amorosa com as amizades. Agora que está novamente solteira não existe nenhum motivo para não combinar um café com pessoas que não vê tão regularmente (quem sabe se uma das suas amigas não tem um amigo simpático para lhe apresentar); Aproveite e tente também conhecer novas pessoas. Se ainda não se sente preparada para as conhecer pessoalmente, experimente falar com pessoas no chat.
  2. Aprenda a perdoar – É normal ter mágoa do seu ex após o casamento terminar, no entanto não vai conseguir encontrar alguém que a faça feliz se não conseguir colocar o passado para trás das costas. Perdoe, este é o melhor conselho que lhe podem dar;
  3. Dê tempo ao tempo – Não existe nenhum mal em estar sozinha por algum tempo após o divórcio, este tempo vai ser útil para voltar a fazer coisas que gosta e descobrir-se enquanto pessoa.

Não existe nenhuma fórmula para a felicidade, mas a felicidade é a fórmula para tudo. Quando menos esperar vai ver que a sua vida já deu uma reviravolta e que para ser feliz bastava dar atenção a pormenores que fazem toda a diferença.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DE ENCONTROSENTRAR