Primeiro encontro: Aprenda a lidar com o nervosismo

Primeiro encontro

O nervosismo proveniente da expectativa de um primeiro encontro pode tornar-se verdadeiramente agonizante no decorrer das horas que o antecedem. Este sentimento, para além de desagradável, pode contribuir para atrapalhá-lo mesmo durante o encontro, fazendo com que tenha mais dificuldade em expressar-se e acabe por nunca atingir um bom nível de à-vontade do seu par. Para evitar crises de ansiedade e certificar-se de que, durante o encontro, conseguirá agir com naturalidade e confiança, tente seguir algumas das dicas que de seguida disponibilizaremos.

Evite a ansiedade durante o primeiro encontro!

Mantenha-se ocupado

Esta é uma das melhores medidas que poderá adoptar para controlar o nervosismo que antecede o primeiro encontro. Antes de chegar a hora do encontro, tente manter-se ocupado com tarefas que exijam a sua atenção. Manter a mente ocupada fá-lo-á pensar menos no encontro, evitando assim crises de ansiedade que poderão comprometer a sua habilidade de agir normalmente.

Simplifique

No momento de programar o primeiro encontro opte por alternativas simples e acessíveis, que não venham sobrecarregar o seu sistema nervoso ainda mais. Programas muito complexos e elaborados podem contribuir para criar ainda mais tensão e antecipação, potenciando assim o aumento dos níveis de stress.

Aposte no conforto

Para o primeiro encontro o ideal será apostar num local que o faça sentir-se verdadeiramente confortável e relaxado. Tanto a actividade como o local deverão representar algo com o qual se encontre familiarizado, e do qual consiga retirar algum prazer. Isto acabará por favorecer imenso o desenvolvimento de um maior nível de à-vontade durante o encontro.

Modere as expectativas

Expectativas demasiado elevadas podem facilmente deixá-lo muito mais stressado antes de um primeiro encontro. Tente não pensar muito no futuro. Evite preocupar-se demasiado com o resultado do encontro. Viva o momento e tente desfrutar ao máximo do encontro, sem grandes expectativas em torno daquilo que poderá ou não acontecer posteriormente.

Tenha um plano B

Se possível, faça planos para logo após o encontro, caso o mesmo não corra como desejado. Ter um plano B fá-lo-á sentir-se muito mais confortável e relaxado, uma vez que saberá que, mesmo que as coisas não corram bem, não terá de voltar para casa deprimido. Um plano B poderá ser algo tão simples como, por exemplo, encontrar-se com alguns amigos e ir beber uns copos. Isto ajudará a aliviar a tensão de um primeiro encontro mal sucedido.

Exercite-se

Exercitar-se um pouco antes do encontro poderá facilmente ajudá-lo a ficar muito mais relaxado, uma vez que o exercício físico apresenta a capacidade de moderar eficazmente os níveis de ansiedade. Como complemento, poderá realizar alguns exercícios de respiração, que quando devidamente executados poderão ajudá-lo a controlar o nervosismo.

Vá preparado

Um primeiro encontro pode rapidamente tornar-se desconfortável caso falte assunto. O receio de que isto aconteça também tende a contribuir para acentuar o nervosismo. De modo a evitar que este problema se revele um obstáculo, pense antecipadamente em tópicos de conversação que poderá utilizar para quebrar o gelo. Vá devidamente preparado neste aspecto, e verá que se sentirá muito mais confiante e muito menos nervoso.

JUNTE-SE À COMUNIDADE DE ENCONTROSENTRAR